Equações
e inequações com radicais
(Artigo
organizado por Marcos Antônio Colins, professor de Matemática da
Rede Estadual de Ensino do Maranhão)
Introdução
Muitos professores
encontram dificuldades ao lidar com equações e inequações com
radicais. Nosso objetivo aqui é o de chamar a atenção para a
classe mais comum dessas equações e inequações, cujo tratamento
repousa sobre certos pontos básicos que, quando levados em conta,
evitam as dificuldades a que nos referimos.
Um primeiro
equívoco
Certa
vez um renomado professor de Matemática foi abordado por um colega
de profissão, onde este queria entender o modo correto de resolver a
seguinte equação: x2
= 16.
O mesmo perguntou então se estaria correto proceder assim: x2
= 16 ⇔
± x = ± 4,
com quatro possibilidades de escolha de sinais: +
x = ± 4
e –
x = ± 4,
resultando nas duas soluções x
= ± 4.
Com
um balançar de cabeça, o renomado professor deu a entender que não
aprovava. O colega insistiu: mas, professor, não é verdade que √x2
= ± x
e √42
= ± 4?
Aí o professor
foi bem explícito e disse: Não! não é bem assim.
De
fato, às vezes escrevemos coisas como √16
= ± 4,
mas isso não está certo. Trata-se de um “abuso de notação”.
Não existem coisas que os linguistas chamam de “abuso de
linguagem”, “licença poética” e “licença literária”?
Pois os matemáticos também incorrem em “abusos de notação” e
de “linguagem”. Não tem muita importância, pode até ser uma
conveniência, mas é preciso ter consciência do que se está
fazendo. Por exemplo, ao lidarmos com a função que leva x
em √x
dizemos e escrevemos corretamente assim: “seja
a função x →
√x,
x ≥
0”.
É um abuso de notação dizer “seja
a função y = √x”,
pois, a rigor, essa última expressão é apenas um valor particular
da função, aquele que ela assume no valor “x”
da variável independente; além disso, nesse último modo de falar
nem estamos especificando o domínio da função, deixando-o
subentendido.
Voltando
ao caso da raiz quadrada, escrever √16
= ± 4
é um abuso de notação porque o radical tem um significado único:
sendo a
um número positivo, √a
significa sempre a raiz quadrada positiva, nunca a negativa (é claro
que se poderia ter convencionado o contrário, isto é, √a
significando
a raiz negativa, não a positiva). Tanto é assim que, quando
escrevemos a “fórmula de Bhaskara”, tomamos o cuidado de usar o
duplo sinal de mais e menos na expressão ±√(b2
– 4ac).
Como
então resolver a equação proposta? Pelo que dissemos, √x2
é o número positivo |x|,
isto é, √x2
= |x| (e
nunca √x2
=
x,
pois x
pode ser negativo).
Analogamente,
√16
= 4,
de sorte que x2
= 16 ⇔
|x|
= 4 ⇔
x = ± 4
e pronto, é isso aí! Na prática, costumamos suprimir a parte do
meio e simplesmente escrever: x2
= 16 ⇔
x = ± 4.
Um outro
exemplo
Vamos esclarecer
melhor essas coisas, considerando a seguinte equação, um pouco mais
complicada que a anterior:
√(4
– x) = x – 2 (1)
É
claro que, ao escrever essa equação, já estamos supondo que 4
– x ≥ 0,
isto é, que x
≤ 4.
Para resolvê-la, elevamos ambos os membros ao quadrado, obtendo:
√(4
– x) = x – 2 → 4 – x = (x – 2)2
⇔
4 – x = x2
– 4x + 4 (2)
⇔ – x
+ 4x – x2
= 0 ⇔ 3x – x2
= 0 ⇔ x(3 – x) = 0 ⇔ x = 0
ou x
= 3.
Dessas
duas soluções, somente x
= 3
resolve a equação inicial. Com o outro valor, x
= 0,
a equação inicial ficaria sendo √4
= –2,
que está errado, pois √4
significa sempre +2.
Na
verdade, o outro valor encontrado, x
= 0,
é a solução da outra equação, aquela que leva sinal negativo, ou
seja:
–√(4
– x) = x – 2 (3)
Tanto
essa equação, como a equação inicial, ao serem elevadas ao
quadrado, implicam a mesma equação 4
– x = (x – 2)2.
Essa, sim, tem duas soluções: x
= 0
e x
= 3,
uma que é solução de +√(4
– x) = x – 2
e outra que é
solução de –√(4
– x)
= x – 2.
Com
esse exemplo fica bem clara a importância de se convencionar que
o símbolo √a
significa
sempre a raiz quadrada positiva de a,
qualquer que seja
o número positivo a,
pois é necessário que tal símbolo tenha significado único e
preciso sempre. Do contrário, a equação (1) não seria uma equação
só, mas conteria também a equação (3), ou seja, estaríamos
lidando com ±√(4
– x) = x – 2.
Temos
duas equações, as quais, juntas, equivalem à segunda equação que
aparece em (2), isto é, ±√(4
– x) = x – 2 ⇔ 4 – x = (x – 2)2.
Observe que a
primeira implicação em (2) é apenas da esquerda para a direita,
não valendo a volta.
No fundo, o que
estamos usando em nosso procedimento é a seguinte propriedade dos
números:
Se
a e b são números não
negativos, então a2
= b2
⇔ a = b.
Como
se vê, precisamos ter certeza de que os números a
e b
sejam não-negativos.
Se não tivermos essa informação, só podemos escrever a
= b → a2
= b2
(e nunca a2
= b2
→ a = b).
Em
nosso caso concreto, a
= √(4 – x)
e b
= x – 2.
Podemos também
escrever:
Se
a e b são números quaisquer, então a2
= b2
⇔
|a|=|b|.
ou, ainda,
a2
= b2
⇔ a = ± b.
Observe
que a
= ± b
é outro modo de dizer que a
e b
têm o mesmo valor absoluto, isto é, que |a|=|b|.
Assim, com a
= √(4 – x)
e b
= x – 2,
podemos escrever:
(√(4
– x))2
= (x – 2)2
⇔ |√(4
– x)|=|x
– 2|,
ou ainda, de
maneira equivalente,
(√(4
– x))2
= (x – 2)2
⇔ ±√(4 – x)=x
– 2.
Para
dar mais um exemplo de que o símbolo √a
deve significar apenas uma das
raízes de a,
considere a equação:
√(1
– x) + 2 = √(1 + 3x).
E
agora, a primeira raiz quadrada que aí aparece é positiva?
Negativa? E a segunda? É justamente para evitar tais ambiguidades
que convencionamos,
de uma vez por todas, que o símbolo √a
significa
sempre a raiz quadrada não-negativa
de a.
Inequações e
valor absoluto
Como
se faz para resolver a inequação x2
< 9?
Será correto simplesmente extrair a raiz quadrada e escrever x
< 3?
Não, isso é errado, pois x
= –4
é menor
que 3, no entanto (–4)2
= 16
é maior do que 9.
Lembremos
que x2
é o mesmo que |x|2,
de forma que o correto é
x2
< 9 ⇔ |x|2
<
9 ⇔|x|
< 3 ⇔ –3 < x < 3.
Assim,
a solução da inequação x2
< 9
é o conjunto dos números do intervalo (–3, 3).
O que usamos na
resolução da inequação acima foi a seguinte propriedade dos
números:
Se
a e b são números não-negativos, então a2
> b2
⇔ a > b.
Outro
exemplo: x2
> 25.
Temos, agora,
x2
> 25 ⇔ |x|2
> 25 ⇔ |x|>
5.
As
soluções são os números tais que |x|>
5.
Ora, isso acontece com x
> 5
ou x
< –5.
[Contato:
macolins@gmail.com]
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