Antes
de tudo, ensine Matemática
(Artigo
organizado por Marcos Antônio Colins, professor de Matemática da
Rede Estadual de Ensino do Maranhão)
Pesquisas sugerem
que o debate sobre qual ciência, dentre Física, Química ou
Biologia, deve ser ensinada primeiramente no Ensino Médio se desvia
do ponto central.
Ao invés de se
preocuparem sobre em que ordem ensinar as três principais ciências
escolares, os educadores deveriam se concentrar em ensinar
Matemática, posto que esta ciência prepara melhor os estudantes
para que, uma vez admitidos na universidade, se saiam bem em todas as
demais.
Pesquisadores da
Universidade Harvard e da Universidade da Virgínia analisaram as
notas de mais de 8000 estudantes do Ensino Médio que fizeram cursos
introdutórios de Biologia, Química e Física em 63 faculdades e
universidades norte-americanas. Eles também examinaram quão bem
preparados para tal esses estudantes foram no Ensino Médio.
Numa edição da
revista Science, a equipe de pesquisadores relatou que os alunos que
estudaram mais Biologia no Ensino Médio tenderam a excelência em
Biologia no ensino superior, mas isso não contribuiu nem mesmo para
uma mínima melhora em seus desempenhos em Química ou Física. Da
mesma forma, aqueles que estudaram mais Química no Ensino Médio
saíram-se muito bem nos cursos universitários de Química, mas não
particularmente nos de Biologia ou Física. O mesmo padrão também
se manteve para Física.
O que de fato
ajudou os estudantes a se saírem bem em todas as disciplinas
superiores de ciência foi terem feito um curso avançado de
Matemática no Ensino Médio. Tal conclusão faz cair por terra a
crença comum de que treinamento em Matemática não é
particularmente importante ou útil para o estudo de Biologia.
O fato de que o
estudo de cada ciência incrementou o desempenho dos universitários
somente no que concerne aquele assunto específico lança dúvidas
sobre a ideia de que uma mudança na ordem tradicional Biologia,
Química, Física no Ensino Médio tenha qualquer impacto sobre o seu
desempenho no ensino superior.
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[As
décadas de experiência de muitos professores em programas de
olimpíadas de Matemática em escolas brasileiras corrobora os
resultados do estudo relatado acima. De fato, em conversas com vários
ex-alunos e colegas de Ensino Médio, hoje profissionais formados nas
mais diversas áreas do conhecimento e que frequentaram regularmente
aulas preparatórias de olimpíada de Matemática, os relatos são,
invariavelmente, que o que mais os ajudou na continuação dos seus
estudos foi o fato de terem tido uma formação bastante sólida em
Matemática, a qual é também invariavelmente atribuída às
olimpíadas de Matemática. De fato, poderíamos grifar, nas listas
de premiados em olimpíadas de Matemática regionais ou nacionais, os
nomes daqueles estudantes que são agora doutores em Matemática,
Física, Química, Economia, Medicina, Biologia e nas mais diversas
Engenharias, atuando aqui ou no exterior. A lista é espantosamente
grande...!]
[Contato:
macolins@gmail.com]
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