segunda-feira, 29 de julho de 2013

Antes de tudo, ensine Matemática


Antes de tudo, ensine Matemática
(Artigo organizado por Marcos Antônio Colins, professor de Matemática da Rede Estadual de Ensino do Maranhão)

Pesquisas sugerem que o debate sobre qual ciência, dentre Física, Química ou Biologia, deve ser ensinada primeiramente no Ensino Médio se desvia do ponto central.
Ao invés de se preocuparem sobre em que ordem ensinar as três principais ciências escolares, os educadores deveriam se concentrar em ensinar Matemática, posto que esta ciência prepara melhor os estudantes para que, uma vez admitidos na universidade, se saiam bem em todas as demais.
Pesquisadores da Universidade Harvard e da Universidade da Virgínia analisaram as notas de mais de 8000 estudantes do Ensino Médio que fizeram cursos introdutórios de Biologia, Química e Física em 63 faculdades e universidades norte-americanas. Eles também examinaram quão bem preparados para tal esses estudantes foram no Ensino Médio.
Numa edição da revista Science, a equipe de pesquisadores relatou que os alunos que estudaram mais Biologia no Ensino Médio tenderam a excelência em Biologia no ensino superior, mas isso não contribuiu nem mesmo para uma mínima melhora em seus desempenhos em Química ou Física. Da mesma forma, aqueles que estudaram mais Química no Ensino Médio saíram-se muito bem nos cursos universitários de Química, mas não particularmente nos de Biologia ou Física. O mesmo padrão também se manteve para Física.
O que de fato ajudou os estudantes a se saírem bem em todas as disciplinas superiores de ciência foi terem feito um curso avançado de Matemática no Ensino Médio. Tal conclusão faz cair por terra a crença comum de que treinamento em Matemática não é particularmente importante ou útil para o estudo de Biologia.
O fato de que o estudo de cada ciência incrementou o desempenho dos universitários somente no que concerne aquele assunto específico lança dúvidas sobre a ideia de que uma mudança na ordem tradicional Biologia, Química, Física no Ensino Médio tenha qualquer impacto sobre o seu desempenho no ensino superior.
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[As décadas de experiência de muitos professores em programas de olimpíadas de Matemática em escolas brasileiras corrobora os resultados do estudo relatado acima. De fato, em conversas com vários ex-alunos e colegas de Ensino Médio, hoje profissionais formados nas mais diversas áreas do conhecimento e que frequentaram regularmente aulas preparatórias de olimpíada de Matemática, os relatos são, invariavelmente, que o que mais os ajudou na continuação dos seus estudos foi o fato de terem tido uma formação bastante sólida em Matemática, a qual é também invariavelmente atribuída às olimpíadas de Matemática. De fato, poderíamos grifar, nas listas de premiados em olimpíadas de Matemática regionais ou nacionais, os nomes daqueles estudantes que são agora doutores em Matemática, Física, Química, Economia, Medicina, Biologia e nas mais diversas Engenharias, atuando aqui ou no exterior. A lista é espantosamente grande...!]

[Contato: macolins@gmail.com]

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