Família
e escola: uma parceria necessária e urgente
(Artigo
organizado por Marcos Antônio Colins, professor de Matemática da
Rede Estadual de Ensino do Maranhão)
Quando pensamos
numa configuração familiar de “antigamente”, logo nos vem à
cabeça a família patriarcal, na qual o pai era o grande provedor e
o pólo dominante e a mãe, subalterna, ocupava a posição de
cuidadora da família.
Mas os tempos
mudaram muito e hoje, em nossa sociedade, além da presença das
famílias nucleares, temos várias outras configurações familiares.
Temos, por exemplo, famílias reconstituídas, com filhos e filhas,
mães e pais divorciados ou recasados; famílias monoparentais, nas
quais apenas o pai ou a mãe assume responsabilidade com os filhos;
famílias unipessoais, caracterizadas pelo fato de a pessoa viver
sozinha por opção ou por necessidade; famílias binucleares, nas
quais filhos de pais separados vivem sob guarda compartilhada; uniões
consensuais, nas quais os casais não formalizam sua união e casais
sem filhos por opção, entre outras. Finalmente, como aumentou muito
o número de casais que se separam, também cresceram as famílias
monoparentais sustentadas por mulheres.
Diversas causas –
sociais, culturais, econômicas e até tecnológicas – explicam
essas novas configurações. Mas o fato é que essas mudanças nos
colocam diante de novos desafios, entre eles o resgate da
participação da família na vida escolar de seus filhos, pois é
sabido que, quando os pais não acompanham nem participam das
atividades dos filhos na escola, estão de certa forma ajudando a
aumentar a evasão escolar, o absenteísmo, a falta de
comprometimento com os estudos e as dificuldades de aprendizagem,
entre outros problemas que contribuem para o fracasso escolar.
Precisamente com
o objetivo de resgatar esse elo entre Família e Escola foi criado um
programa chamado Pró-Família Havard, desenvolvido pela empresa
Planeta Educação. Esse programa é baseado em um projeto criado
pela Universidade de Harvard, em Boston (EUA), denominado Harvard
Family Research Project e adaptado à realidade brasileira.
O conceito
orientador do Pró-Família Havard é simples: ao invés de culpar
uns aos outros, professores e pais atuam como parceiros, de maneiras
a estabelecer relações e a construir confiança mútua, utilizando
o tempo de convivência para dividir sonhos, expectativas e
experiências, visando o sucesso social e acadêmico dos alunos.
Com metodologia
inovadora, profissionais devidamente preparados visitam as
residências dos alunos. Nessas visitas, o Agente Educacional
conversa com a família, orientando pais e responsáveis sobre a
importância da participação deles junto à escola. São oferecidas
às famílias dicas simples e práticas, mas que fazem toda diferença
na hora do estudo da criança em casa. Coisas como a importância da
participação da reunião de pais; de ter um local adequado para
realização da lição de casa, de se determinar um horário para
estudos, entre outras. Em contrapartida, escola e professor recebem
um retorno sobre cada aluno, com a realidade de cada criança ou
adolescente. Com esse retorno, pode-se entender melhor a dinâmica
familiar de cada aluno e, desta forma, mudar o olhar e ter um
diferencial no trato com esse aluno. Com a visita, a criança se
sente mais importante, melhora sua autoestima e, comprovadamente,
melhora seu comportamento e desempenho acadêmico no ambiente
escolar.
[Contato:
macolins@gmail.com]
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