ENEM:
exigências da prova
(Artigo
organizado por Marcos Antônio Colins, professor de Matemática da
Rede Estadual de Ensino do Maranhão)
Os eixos
cognitivos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) são o
resultado da associação de várias competências e habilidades que
o candidato tem de ter adquirido durante sua vida e, sobretudo,
durante as horas de estudo. Os principais eixos são os seguintes:
1. Dominar
linguagens. Dominar
a norma culta da língua portuguesa e fazer uso das linguagens
matemática, artística e científica.
O
ENEM cobra linguagens mínimas de todas as áreas do conhecimento.
Dizemos que elas são os conteúdos básicos que os alunos precisam
acumular para que, durante a vida, possam aprender qualquer conteúdo
necessário. Na lista de conteúdos mínimos estão, por exemplo, a
capacidade de efetuar
com destreza as operações fundamentais com números e a utilização
destas habilidades na solução de problemas concretos, o
conhecimento de mapas, eletricidade e genética básica e o domínio
razoável do português culto.
Para aprendizagem
de qualquer conteúdo, o ENEM também lista alguns conteúdos mínimos
que não são necessariamente linguagens, mas que considera
necessário para que o aluno esteja integrado ao mundo contemporâneo.
Como exemplo, temos a geração e os impactos social, econômico e
ambiental da geração de energia, as tecnologias de informação,
principalmente as novas, os direitos conquistados pelo povo em suas
lutas e o entendimento da formação e funcionamento das instituições
políticas contemporâneas.
2. Compreender
fenômenos. Construir
e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a
compreensão de fenômenos naturais, de processos
histórico-geográficos, da produção tecnológica e das
manifestações artísticas.
De nada adianta
conhecimento, conteúdo e aprendizado das linguagens que vão
possibilitar que o aluno aprenda conteúdos por toda a vida se isso
não for processado de forma cognitiva, de forma que os conteúdos
ganhem um significado para o aluno.
3. Entender
situações-problema. Selecionar,
organizar, relacionar, interpretar dados e informações
representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar
situações-problema.
No ENEM, o
terceiro eixo cognitivo cobrado vem com o texto que fala em “entender
situações-problema”. É importante lembrar que a ordem dada pelo
ENEM aos eixos cognitivos não significa, necessariamente, que eles
acontecem nessa ordem em nossas cabeças. É claro que, antes de
compreender fenômenos, entender problemas, resolvê-los, é preciso
que o aluno tenha o domínio mínimo das linguagens de uma ou de
várias das quatro áreas do conhecimento cobradas no ENEM, mas há
vezes em que sabemos o básico e corremos atrás de outras
informações/conteúdos para resolver um problema. No caso da prova
do ENEM, muitas vezes temos o domínio das linguagens que estão nos
textos, e os mesmos nos trazem outros conteúdos que facilitam a
resolução das questões.
Entender o
problema, para o ENEM, é relacionar os dados disponíveis,
organizá-los, interpretá-los, buscar mais dados e tornar o problema
bem claro, algumas vezes tirando-o do senso comum, dando a ele uma
lógica baseada em dados reais. No ENEM, esses dados poderão estar
no enunciado da questão ou terão que vir do seu acúmulo de
estudos.
4. Construir
argumentações. Relacionar
informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos
disponíveis em situações concretas, para construir argumentação
consistente.
É claro que em
uma prova objetiva, em que o aluno tem que assinalar a opção
correta, é impossível que ele “construa argumentação”. Neste
eixo cognitivo, o ENEM espera que você “julgue” as argumentações
que aparecem nas alternativas. Ajuda muito se você, nas questões
que apresentam argumentações em suas alternativas, estiver bastante
atento para a consistência de tais argumentações.
5. Elaborar
propostas éticas. Recorrer
aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de
propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os
valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
O eixo cognitivo
é muito claro em afirmar que a proposta, ou a resolução do
problema, tem que se dar de forma ética. Como “ética” é algo
subjetivo, para que não restem dúvidas ao aluno, a leitura da
“Matriz de Competências” do ENEM deixa clara sua definição de
ética e como o ENEM espera que o aluno se comporte respondendo à
prova e atuando em sociedade.
[Contato:
macolins@gmail.com]
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