segunda-feira, 29 de julho de 2013

ENEM: exigências da prova


ENEM: exigências da prova
(Artigo organizado por Marcos Antônio Colins, professor de Matemática da Rede Estadual de Ensino do Maranhão)

Os eixos cognitivos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) são o resultado da associação de várias competências e habilidades que o candidato tem de ter adquirido durante sua vida e, sobretudo, durante as horas de estudo. Os principais eixos são os seguintes:

1. Dominar linguagens. Dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.
O ENEM cobra linguagens mínimas de todas as áreas do conhecimento. Dizemos que elas são os conteúdos básicos que os alunos precisam acumular para que, durante a vida, possam aprender qualquer conteúdo necessário. Na lista de conteúdos mínimos estão, por exemplo, a capacidade de efetuar com destreza as operações fundamentais com números e a utilização destas habilidades na solução de problemas concretos, o conhecimento de mapas, eletricidade e genética básica e o domínio razoável do português culto.
Para aprendizagem de qualquer conteúdo, o ENEM também lista alguns conteúdos mínimos que não são necessariamente linguagens, mas que considera necessário para que o aluno esteja integrado ao mundo contemporâneo. Como exemplo, temos a geração e os impactos social, econômico e ambiental da geração de energia, as tecnologias de informação, principalmente as novas, os direitos conquistados pelo povo em suas lutas e o entendimento da formação e funcionamento das instituições políticas contemporâneas.
2. Compreender fenômenos. Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
De nada adianta conhecimento, conteúdo e aprendizado das linguagens que vão possibilitar que o aluno aprenda conteúdos por toda a vida se isso não for processado de forma cognitiva, de forma que os conteúdos ganhem um significado para o aluno.
3. Entender situações-problema. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
No ENEM, o terceiro eixo cognitivo cobrado vem com o texto que fala em “entender situações-problema”. É importante lembrar que a ordem dada pelo ENEM aos eixos cognitivos não significa, necessariamente, que eles acontecem nessa ordem em nossas cabeças. É claro que, antes de compreender fenômenos, entender problemas, resolvê-los, é preciso que o aluno tenha o domínio mínimo das linguagens de uma ou de várias das quatro áreas do conhecimento cobradas no ENEM, mas há vezes em que sabemos o básico e corremos atrás de outras informações/conteúdos para resolver um problema. No caso da prova do ENEM, muitas vezes temos o domínio das linguagens que estão nos textos, e os mesmos nos trazem outros conteúdos que facilitam a resolução das questões.
Entender o problema, para o ENEM, é relacionar os dados disponíveis, organizá-los, interpretá-los, buscar mais dados e tornar o problema bem claro, algumas vezes tirando-o do senso comum, dando a ele uma lógica baseada em dados reais. No ENEM, esses dados poderão estar no enunciado da questão ou terão que vir do seu acúmulo de estudos.
4. Construir argumentações. Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
É claro que em uma prova objetiva, em que o aluno tem que assinalar a opção correta, é impossível que ele “construa argumentação”. Neste eixo cognitivo, o ENEM espera que você “julgue” as argumentações que aparecem nas alternativas. Ajuda muito se você, nas questões que apresentam argumentações em suas alternativas, estiver bastante atento para a consistência de tais argumentações.
5. Elaborar propostas éticas. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
O eixo cognitivo é muito claro em afirmar que a proposta, ou a resolução do problema, tem que se dar de forma ética. Como “ética” é algo subjetivo, para que não restem dúvidas ao aluno, a leitura da “Matriz de Competências” do ENEM deixa clara sua definição de ética e como o ENEM espera que o aluno se comporte respondendo à prova e atuando em sociedade.

[Contato: macolins@gmail.com]

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