segunda-feira, 29 de julho de 2013

Hoje é o dia que define seu amanhã


Hoje é o dia que define seu amanhã
(Artigo organizado por Marcos Antônio Colins, professor de Matemática da Rede Estadual de Ensino do Maranhão)

Muitas são as obras de arte conhecidas mundialmente do grande artista e escultor da renascença italiana, Michelângelo, sendo uma das mais famosas a estátua de David, feita em mármore, localizada atualmente em Florença, na Itália.
Ao longo dos anos, essa escultura continua fascinando o mundo, porém, poucos sabem que, antes de ser esculpido pelo mestre, o pedaço enorme de mármore foi considerado defeituoso e inútil por muitos artistas, e assim ficou por muitos anos abandonado. Tempos depois, Michelângelo começou a trabalhar nele e criou o David. Enquanto se envolvia no projeto, um jovem ajudante perguntou para ele: “Mestre, por que você aceitou trabalhar nesse pedaço de mármore?”. Ele respondeu: “Meu jovem, tem um anjo dentro dessa pedra. Eu só estou deixando-o livre”.
Pensando nessa metáfora que Michelângelo utilizou, todos nós somos uma obra de arte, mesmo que, às vezes, ainda escondidos na “pedra”. Mas o fato é que existem pessoas que não reconheceram o seu valor e outras que esperam que alguém perceba nelas essa qualidade.
Nesse começo de ano, foque nos seus sonhos e acredite no seu poder pessoal. Eles vão acontecer no futuro, eu sei, mas é hoje, agora, que você tem de fazer algo para encomendá-los ao universo para que eles existam na sua vida em breve. Hoje é o dia que define seu amanhã, e é também o momento de viver o presente. Henry Ford, responsável por mudar toda a indústria automobilística, disse: “Há mais pessoas que desistem que pessoas que fracassam!”.
Já parou para pensar que não é a quantidade de horas trabalhadas o que importa, mas se esse projeto está fazendo você viver com prazer e realização? Não é com que se relaciona, mas como faz isso e o que gera para você e para as pessoas envolvidas.
Para alcançar os sonhos e deixar de lado aquilo que nos aborrece e não nos serve mais, precisamos desmascarar as falsas seguranças que os hábitos nos propiciam, e sobre as quais construímos a vida. Para realizar uma mudança, precisamos morrer metaforicamente para o que já não faz sentido no momento. É como a metamorfose da lagarta. Para se transformar em borboleta, ela desaparece, “morre” para aquela identidade, que com certeza a conduziu até aquele momento de transformação, mas que daquele ponto em diante não tem mais propósito.
Por isso, para conseguir o que você quer em 2013, listo as três raízes que te impedem de voar e te explico o porquê.
Filtros: Muitas vezes, as pessoas passam pelas experiências da vida e não tiram delas uma lição valiosa. Repetem-nas de maneira constante, mas não aprendem o que o universo está querendo mostrar, mesmo sentindo na pele os fatos. Isso ocorre porque usamos diferentes lentes para enxergar a vida, ou seja, é como se cada um olhasse o mundo e os acontecimentos com um filtro particular. Dependendo de qual tipo usamos, isso nubla nossa visão em relação ao objetivo que queremos alcançar.
Foco: As pessoas não conseguem atingir seus sonhos e objetivos porque, no fundo, não estabeleceram ainda quais são eles. Por isso, vão para qualquer lado e não põem energia para fazer seu projeto acontecer. Concentrar-se sem se desviar de uma meta estabelecida é o que fará você se manter firme até chegar a ela.
Posicionamento: O resultado é sempre fruto de onde você coloca sua atenção. Se você se concentrar nos problemas, se colocar atenção neles, terá se posicionado do lado dos problemas. Agora, se você se posicionar do lado da solução, esse será o objeto da sua atenção e, consequentemente, o resultado alcançado.
Nessa busca do sucesso, do que te faz feliz, recorde-se sempre que há momentos na vida em que nós também precisamos morrer para o velho, o que fomos, aquilo que nos limita, e viver o que escolhemos. Temos a capacidade de decidir sobre pontos limitantes para transformar tudo o que ousamos sonhar para a realidade. Assim, criamos uma ordem no próprio espaço interior. Comece hoje mesmo, você merece!

[Contato: macolins@gmail.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário