segunda-feira, 29 de julho de 2013

As ternas pitagóricas


As ternas pitagóricas
(Artigo organizado por Marcos Antônio Colins, professor de Matemática da Rede Estadual de Ensino do Maranhão)

Muito frequentemente, mencionamos em sala de aula a terna de números pitagóricos 3, 4, 5. Uma forma natural de introduzi-la é, após o estudo do Teorema de Pitágoras, propor à classe encontrar as medidas dos lados de um triângulo retângulo sabendo que são números inteiros e consecutivos. Podemos, em seguida, propor a generalização natural desta questão: determinar todas as ternas de números inteiros que sejam as medidas dos lados de algum triângulo retângulo. Explicamos, então, que uma terna de tais números é chamada reduzida se seus componentes não tiverem fator comum distinto da unidade.
A resposta para essa questão é dada pelo seguinte teorema:
Se p e q tomam todos valores inteiros, restritos somente às condições
  1. p > q > 0,
  2. p e q são primos entre si,
  3. p e q não são ambos ímpares,
então as expressões x = p2 – q2, y = 2pq, z = p2 + q2 fornecerão todas as ternas pitagóricas reduzidas, e cada terna somente uma vez.
Normalmente encerramos a questão por aqui. Há, porém, uma curiosidade perfeitamente pertinente que podemos acrescentar, enriquecendo o assunto. Trata-se da seguinte propriedade:
Em qualquer terna pitagórica reduzida, os números 3, 4 e 5 estão presentes.
Devemos entender que 3, 4 e 5 estão presentes como fatores dos elementos da terna, eventualmente os três números como fatores de um mesmo elemento. Por exemplo, usando o teorema mencionado anteriormente com p = 6 e q = 5, obtemos a terna pitagórica reduzida (11, 60, 61) onde 3, 4 e 5 são fatores de 60.
Para demonstrar a propriedade, usamos o teorema mencionado. Seja então uma terna pitagórica (p2q2, 2pq, p2 + q2 ), com p e q naturais restritos às condições (1), (2) e (3).
  • O fator 4 sempre vai estar no elemento 2pq.
É óbvio por (3), pois um dos números, p ou q, é par.
  • Se o fator 3 não ocorrer no elemento 2pq, então ele estará em p2q2.
De fato, dividindo p e q por 3, encontraremos resto 1 ou 2, ou seja, estes números são da forma 3k + 1 ou 3k + 2. Em qualquer caso, o quadrado é da forma 3k + 1. Portanto, a diferença p2q2 de dois números da forma 3k + 1 é divisível por 3.
  • Se o fator 5 não ocorrer no elemento 2pq, então ele estará em p2q2 ou em p2 + q2.
De fato, dividindo p e q por 5, encontraremos para resto um dos números: 1, 2, 3 ou 4. Isto é, p e q são de uma das formas: 5k + 1, 5k + 2, 5k + 3, ou 5k + 4. O quadrado de qualquer um desses números é da forma 5k + 1 ou 5k + 4. Assim, se p e q forem do mesmo tipo (5k + 1 ou 5k + 4), p2q2 será múltiplo de 5. Caso contrário, o fator 5 estará em p2+ q2.

Moral da história:

Numa terna pitagórica não há como escapar dos números 3, 4 e 5!

[Contato: macolins@gmail.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário