Educar
é uma tarefa de todos nós – Parte II
(Matemática)
(Artigo
organizado por Marcos Antônio Colins, professor de Matemática da
Rede Estadual de Ensino do Maranhão)
Resumo: Dicas
de como apoiar as crianças que frequentam escolas do 1o
ao 4o
ano do Ensino Fundamental e ajudá-las, com carinho, a aprender mais
e melhor.
Introdução
Todos queremos o
melhor para nossas crianças. Sonhamos para elas um futuro com mais
oportunidades de serem felizes e de se realizarem na vida
profissional e pessoal. Para que esses sonhos possam se tornar
realidade, nossas crianças precisam desenvolver-se cada vez mais e
melhor.
Pesquisas mostram
que o envolvimento da família na vida escolar das crianças é
fundamental. A família é capaz de despertar o interesse e a
curiosidade delas e incentivar a sua aprendizagem. Por isso, o seu
compromisso é indispensável. Não queremos que vocês se
transformem em professores de suas crianças, basta que acompanhem a
vida escolar delas, valorizem suas tarefas, estimulem-nas a gostarem
de aprender e a serem curiosas também na vida fora da escola.
Este
artigo apresenta, em linhas gerais, o que as crianças podem e devem
ter aprendido em Matemática ao final do 2o
e do 4o
ano, para vocês (pais e professores) poderem acompanhar melhor o seu
desenvolvimento escolar. Esta aprendizagem está prevista nos
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Além disso, ele traz
dicas e sugestões de como contribuir para a educação das crianças
fora da escola. Não podemos esquecer que o que elas aprendem na sala
de aula deve ser importante não só para passar de ano, mas para
toda a sua vida.
A ideia aqui é
que os pais, as mães, os responsáveis e os professores discutam o
conteúdo deste artigo na escola, conversem entre si e acompanhem o
desenvolvimento de suas crianças mais de perto e de forma mais
atuante.
Juntos (família
e escola), construiremos a escola que o Brasil quer e de que precisa.
Mostrem para suas crianças que elas podem contar com vocês!
Ao final do 2o
ano, as crianças já devem ter aprendido:
- a ler e escrever os números;
- a usar, no dia-a-dia, instrumentos com números, como fita métrica, régua, calendário, balança e relógio;
- a resolver pequenos problemas com as quatro operações (soma, subtração, divisão e multiplicação), mesmo sem usar a “conta armada”;
- a resolver contas simples de cabeça.
Ao final do 4o
ano, as crianças já devem ter aprendido:
- a ler e escrever os números não-inteiros que usamos no dia-a-dia, como as frações 1/2, 1/3, 1/4 usadas em receitas, os decimais, como 0,50 usados no dinheiro e as porcentagens, como 50% usadas em pesquisas e gráficos;
- a reconhecer unidades de medida (centímetro, metro, quilo, grama, hora, minuto) que parecem nos instrumentos que usamos no dia-a-dia, como réguas, balanças e relógios;
- a resolver problemas que envolvam as quatro operações (soma, subtração, divisão e multiplicação) usando a “conta armada”;
- a resolver contas de cabeça;
- a compreender o que informam alguns gráficos e tabelas.
Em suma:
nos quatro primeiros anos de escola, a criança deve aprender a
efetuar com destreza as operações fundamentais com inteiros,
frações e números decimais, deve aprender a utilizar estas
habilidades na solução de problemas concretos e atraentes, deve
familiarizar-se com as figuras geométricas (planas e espaciais) mais
simples, deve aprender a calcular comprimentos, áreas e volumes, bem
como utilizar as unidades do sistema métrico decimal.
Tudo isto é
muito claro e tem milênios de uso e experiência para justificar sua
importância e orientar seu ensino.
Para que a
Matemática seja interessante para as crianças – Dicas:
- Ajude-as a gostarem de Matemática;
- Medindo coisas juntos, vocês usam a Matemática;
- Mostre às crianças como a Matemática está presente no dia-a-dia;
- O mundo dos números pode ser divertido;
- Brincar ajuda a aprender Matemática;
- Façam coleções;
- A calculadora não é um bicho-de-sete-cabeças;
- Não só de números vive a Matemática.
[Contato:
macolins@gmail.com]
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