segunda-feira, 29 de julho de 2013

Educar é uma tarefa de todos nós – Parte II (Matemática)


Educar é uma tarefa de todos nós – Parte II
(Matemática)
(Artigo organizado por Marcos Antônio Colins, professor de Matemática da Rede Estadual de Ensino do Maranhão)

Resumo: Dicas de como apoiar as crianças que frequentam escolas do 1o ao 4o ano do Ensino Fundamental e ajudá-las, com carinho, a aprender mais e melhor.

Introdução

Todos queremos o melhor para nossas crianças. Sonhamos para elas um futuro com mais oportunidades de serem felizes e de se realizarem na vida profissional e pessoal. Para que esses sonhos possam se tornar realidade, nossas crianças precisam desenvolver-se cada vez mais e melhor.
Pesquisas mostram que o envolvimento da família na vida escolar das crianças é fundamental. A família é capaz de despertar o interesse e a curiosidade delas e incentivar a sua aprendizagem. Por isso, o seu compromisso é indispensável. Não queremos que vocês se transformem em professores de suas crianças, basta que acompanhem a vida escolar delas, valorizem suas tarefas, estimulem-nas a gostarem de aprender e a serem curiosas também na vida fora da escola.
Este artigo apresenta, em linhas gerais, o que as crianças podem e devem ter aprendido em Matemática ao final do 2o e do 4o ano, para vocês (pais e professores) poderem acompanhar melhor o seu desenvolvimento escolar. Esta aprendizagem está prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Além disso, ele traz dicas e sugestões de como contribuir para a educação das crianças fora da escola. Não podemos esquecer que o que elas aprendem na sala de aula deve ser importante não só para passar de ano, mas para toda a sua vida.
A ideia aqui é que os pais, as mães, os responsáveis e os professores discutam o conteúdo deste artigo na escola, conversem entre si e acompanhem o desenvolvimento de suas crianças mais de perto e de forma mais atuante.
Juntos (família e escola), construiremos a escola que o Brasil quer e de que precisa. Mostrem para suas crianças que elas podem contar com vocês!

Ao final do 2o ano, as crianças já devem ter aprendido:
  • a ler e escrever os números;
  • a usar, no dia-a-dia, instrumentos com números, como fita métrica, régua, calendário, balança e relógio;
  • a resolver pequenos problemas com as quatro operações (soma, subtração, divisão e multiplicação), mesmo sem usar a “conta armada”;
  • a resolver contas simples de cabeça.

Ao final do 4o ano, as crianças já devem ter aprendido:
  • a ler e escrever os números não-inteiros que usamos no dia-a-dia, como as frações 1/2, 1/3, 1/4 usadas em receitas, os decimais, como 0,50 usados no dinheiro e as porcentagens, como 50% usadas em pesquisas e gráficos;
  • a reconhecer unidades de medida (centímetro, metro, quilo, grama, hora, minuto) que parecem nos instrumentos que usamos no dia-a-dia, como réguas, balanças e relógios;
  • a resolver problemas que envolvam as quatro operações (soma, subtração, divisão e multiplicação) usando a “conta armada”;
  • a resolver contas de cabeça;
  • a compreender o que informam alguns gráficos e tabelas.

Em suma: nos quatro primeiros anos de escola, a criança deve aprender a efetuar com destreza as operações fundamentais com inteiros, frações e números decimais, deve aprender a utilizar estas habilidades na solução de problemas concretos e atraentes, deve familiarizar-se com as figuras geométricas (planas e espaciais) mais simples, deve aprender a calcular comprimentos, áreas e volumes, bem como utilizar as unidades do sistema métrico decimal.
Tudo isto é muito claro e tem milênios de uso e experiência para justificar sua importância e orientar seu ensino.

Para que a Matemática seja interessante para as crianças – Dicas:
  • Ajude-as a gostarem de Matemática;
  • Medindo coisas juntos, vocês usam a Matemática;
  • Mostre às crianças como a Matemática está presente no dia-a-dia;
  • O mundo dos números pode ser divertido;
  • Brincar ajuda a aprender Matemática;
  • Façam coleções;
  • A calculadora não é um bicho-de-sete-cabeças;
  • Não só de números vive a Matemática.

[Contato: macolins@gmail.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário