Bons
leitores são bons alunos em qualquer disciplina
(Artigo
organizado por Marcos Antônio Colins, professor de Matemática da
Rede Estadual de Ensino do Maranhão)
Trabalhar redação
e leitura é tarefa de todos os professores, não só dos que
lecionam Língua Portuguesa. A capacidade de entender e produzir
textos é fundamental em qualquer disciplina, de História até
Matemática. Cada área tem textos com características específicas
e não dá para deixar tudo por conta do professor de Língua
Portuguesa. Isto, no entanto, não quer dizer que agora todo mundo
tem de ensinar português e cuidar da correção ortográfica. Só o
professor de cada área sabe se o texto que ele pediu está correto
em termos de vocabulário ou clareza da argumentação, por exemplo.
É comum o
professor de Matemática propor um problema às crianças e perceber
que muitas teriam conhecimento para solucioná-lo, mas não conseguem
chegar lá porque não entendem o enunciado. Há alunos que sabem o
raciocínio, mas têm dificuldade de escrever e de ler corretamente.
Textos
científicos ensinam a comparar opiniões
O estudo de texto
nas aulas de Língua Portuguesa costuma se restringir a narrativas de
ficção, relatos pessoais (como cartas) ou, no máximo, notícias
tiradas da imprensa. Para o estudante, isso não é suficiente,
porque há muitos outros tipos de texto que ele precisa compreender.
Cada área deve investir nos gêneros que fazem parte do seu
dia-a-dia.
Com essa
atividade, consegue-se familiarizar a garotada com a escrita
científica, que exige planejamento prévio para organizar ideias e
atenção à clareza dos conceitos. As turmas compreenderão que a
linguagem formal facilita a comunicação com o leitor que não se
conhece. Por isso, ela é a mais eficiente quando se escreve um texto
para ser publicado.
Os textos de
ciências humanas têm outras características peculiares, como
revelar a ideologia do autor e expor visões diferentes sobre um
tema. Se os alunos forem acostumados a ler vários modelos de texto
(de documentos oficiais a ensaios científicos), vão desenvolver
espírito crítico para perceber essas nuances. Em pouco tempo
saberão expor as próprias ideias por escrito, com argumentos
destinados a convencer o leitor.
Na Matemática,
o desafio é traduzir palavras em símbolos
A atividade com
texto nas aulas de Matemática envolve outros desafios, como a
relação entre duas linguagens diferentes – as palavras e os
símbolos matemáticos. Só o professor da área pode trabalhar
satisfatoriamente a combinação de linguagens presente na resolução
de problemas. Para solucioná-los, pede-se ao aluno que traduza uma
situação inicialmente escrita em palavras para uma forma mais
abstrata, composta de números e sinais.
Isso leva a
criança a desenvolver habilidades de raciocínio e representação,
que ela poderá usar em outras situações, cada vez mais complexas.
Resolver uma questão matemática com desenhos pode ser um bom começo
para que a garotada das primeiras séries se sinta à vontade no
trânsito entre as duas linguagens. Por exemplo: peça que os alunos,
por meio de desenhos, distribuam nove lápis em três estojos ou 12
bolas entre quatro crianças.
O trabalho com
leitura e escrita em Matemática já pode ser proposto nas primeiras
séries. A atividade em grupo é muito produtiva nessa fase, tanto
para desenvolver habilidades de comunicação quanto para revelar ao
professor e aos próprios alunos o quanto aprenderam e quais
dificuldades ainda têm.
A
utilização de textos nas aulas de Matemática é uma boa maneira de
levar as crianças a refletir sobre o que aprendem. Para ensinar
tabuada, por exemplo, pode-se usar jogos e depois pedir que os alunos
escrevam sobre a experiência. Os relatos dos estudantes sobre o
Bingo
da Tabuada
(por exemplo) – em que eles têm de achar o resultado de uma
multiplicação em suas cartelas de números – mostram que alguns
ficam atentos às peças do jogo, outros às regras e os demais ao
conteúdo matemático. Com base nisso, pode-se concluir que se deve
continuar investindo na atividade até que a maior parte da turma
constate, sozinha, como funciona a tabuada e também avalie o próprio
aprendizado.
[Contato:
macolins@gmail.com]
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