Educar
é uma tarefa de todos nós – Parte I
(Leitura
e escrita)
(Artigo
organizado por Marcos Antônio Colins, professor de Matemática da
Rede Estadual de Ensino do Maranhão)
Resumo: Dicas
de como apoiar as crianças que frequentam escolas do 1o
ao 4o
ano do Ensino Fundamental e ajudá-las, com carinho, a aprender mais
e melhor.
Introdução
Todos queremos o
melhor para nossas crianças. Sonhamos para elas um futuro com mais
oportunidades de serem felizes e de se realizarem na vida
profissional e pessoal. Para que esses sonhos possam se tornar
realidade, nossas crianças precisam desenvolver-se cada vez mais e
melhor.
Pesquisas mostram
que o envolvimento da família na vida escolar das crianças é
fundamental. A família é capaz de despertar o interesse e a
curiosidade delas e incentivar a sua aprendizagem. Por isso, o seu
compromisso é indispensável. Não queremos que vocês se
transformem em professores de suas crianças, basta que acompanhem a
vida escolar delas, valorizem suas tarefas, estimulem-nas a gostarem
de aprender e a serem curiosas também na vida fora da escola.
Este
artigo apresenta, em linhas gerais, o que as crianças podem e devem
ter aprendido em Língua Portuguesa, ao final do 2o
e do 4o
ano, para vocês (pais e professores) poderem acompanhar melhor o seu
desenvolvimento escolar. Esta aprendizagem está prevista nos
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Além disso, ele traz
dicas e sugestões de como contribuir para a educação das crianças
fora da escola. Não podemos esquecer que o que elas aprendem na sala
de aula deve ser importante não só para passar de ano, mas para
toda a sua vida.
A ideia aqui é
que os pais, as mães, os responsáveis e os professores discutam o
conteúdo deste artigo na escola, conversem entre si e acompanhem o
desenvolvimento de suas crianças mais de perto e de forma mais
atuante.
Juntos (família
e escola), construiremos a escola que o Brasil quer e de que precisa.
Mostrem para suas crianças que elas podem contar com vocês!
Respeitando
cada fase da criança
Desde que
nascemos, estamos sempre aprendendo. A cada dia, uma novidade. Ao
ajudar as crianças, lembre-se de que é preciso respeitar a fase de
aprendizado delas, para não exigir demais nem de menos.
Converse e
brinque com elas
Conversar,
brincar, fazer coisas do dia-a-dia junto com as crianças são formas
de demonstrar atenção e carinho. Isso pode ajudá-las a se sentirem
mais seguras e a aprenderem mais e melhor. Responda às suas
perguntas, ouça suas histórias. Conversem muito sobre o seu
trabalho, sobre coisas que aconteceram durante o dia, que viram na TV
ou outros tantos assuntos. Ensine-lhes canções, poemas ou
brincadeiras que você aprendeu em sua infância.
Ler e escrever
Ao final do 2o
ano, as crianças já devem ter aprendido:
- que ler e escrever é muito importante para resolver coisas do dia-a-dia – por exemplo: aprender um jogo, fazer uma receita, estudar, informar-se, ler para se divertir;
- a ler e entender alguns textos simples, como cartas, bilhetes, listas, receitas, cartazes, histórias conhecidas, poesias, manchetes ou notinhas de jornais, legendas de revistas, entre outros;
- a escrever corretamente diferentes tipos de texto, como cartas, bilhetes, listas, recitas, recados, histórias curtas, poesias etc.;
- a escrever corretamente as palavras que elas mais usam;
- a falar comunicando-se adequadamente em diferentes situações, quando conversam, contam coisas que aconteceram ou aprenderam.
Ao final do 4o
ano, as crianças já devem ter aprendido:
- a ler e entender, sem precisarem de ajuda, textos simples, como matérias de jornais e revistas de seu interesse, livros de histórias clássicas e modernas, livros em capítulos, livros de estudo, entre outros;
- a escrever diferentes tipos de texto, como cartas, contos, poesias, respostas de questionários, resumos etc.;
- a escrever corretamente muita palavras e a utilizar o dicionário para tirarem dúvidas;
- a fazer rascunhos, revisar e cuidar da apresentação dos textos;
- a buscar informações em jornais, revistas, enciclopédias etc.;
- a falar comunicando-se adequadamente em diferentes situações, quando conversam, apresentam trabalhos para a classe, contam ideias, defendem pontos de vista, contam histórias e coisas que aconteceram.
Para que ler e
escrever sejam interessantes para as crianças – Dicas:
- Leia para elas desde pequeninas e, se possível, todos os dias;
- Mostre-lhes que a leitura ajuda nas coisas que fazemos todos os dias;
- Ajude as crianças a gostarem dos livros e da leitura;
- Escute-as lendo em voz alta;
- Nunca as obrigue a ler;
- Estimule os interesses pessoais das crianças com livros, jornais ou revistas;
- Divirtam-se escrevendo;
- Escrevam juntos coisas simples e cotidianas;
- No início, todo mundo erra. Elogie em vez de corrigir.
[Contato:
macolins@gmail.com]
Nenhum comentário:
Postar um comentário