segunda-feira, 29 de julho de 2013

Educar é uma tarefa de todos nós – Parte I (Leitura e escrita)


Educar é uma tarefa de todos nós – Parte I
(Leitura e escrita)
(Artigo organizado por Marcos Antônio Colins, professor de Matemática da Rede Estadual de Ensino do Maranhão)

Resumo: Dicas de como apoiar as crianças que frequentam escolas do 1o ao 4o ano do Ensino Fundamental e ajudá-las, com carinho, a aprender mais e melhor.

Introdução

Todos queremos o melhor para nossas crianças. Sonhamos para elas um futuro com mais oportunidades de serem felizes e de se realizarem na vida profissional e pessoal. Para que esses sonhos possam se tornar realidade, nossas crianças precisam desenvolver-se cada vez mais e melhor.
Pesquisas mostram que o envolvimento da família na vida escolar das crianças é fundamental. A família é capaz de despertar o interesse e a curiosidade delas e incentivar a sua aprendizagem. Por isso, o seu compromisso é indispensável. Não queremos que vocês se transformem em professores de suas crianças, basta que acompanhem a vida escolar delas, valorizem suas tarefas, estimulem-nas a gostarem de aprender e a serem curiosas também na vida fora da escola.
Este artigo apresenta, em linhas gerais, o que as crianças podem e devem ter aprendido em Língua Portuguesa, ao final do 2o e do 4o ano, para vocês (pais e professores) poderem acompanhar melhor o seu desenvolvimento escolar. Esta aprendizagem está prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Além disso, ele traz dicas e sugestões de como contribuir para a educação das crianças fora da escola. Não podemos esquecer que o que elas aprendem na sala de aula deve ser importante não só para passar de ano, mas para toda a sua vida.
A ideia aqui é que os pais, as mães, os responsáveis e os professores discutam o conteúdo deste artigo na escola, conversem entre si e acompanhem o desenvolvimento de suas crianças mais de perto e de forma mais atuante.
Juntos (família e escola), construiremos a escola que o Brasil quer e de que precisa. Mostrem para suas crianças que elas podem contar com vocês!

Respeitando cada fase da criança

Desde que nascemos, estamos sempre aprendendo. A cada dia, uma novidade. Ao ajudar as crianças, lembre-se de que é preciso respeitar a fase de aprendizado delas, para não exigir demais nem de menos.

Converse e brinque com elas

Conversar, brincar, fazer coisas do dia-a-dia junto com as crianças são formas de demonstrar atenção e carinho. Isso pode ajudá-las a se sentirem mais seguras e a aprenderem mais e melhor. Responda às suas perguntas, ouça suas histórias. Conversem muito sobre o seu trabalho, sobre coisas que aconteceram durante o dia, que viram na TV ou outros tantos assuntos. Ensine-lhes canções, poemas ou brincadeiras que você aprendeu em sua infância.

Ler e escrever

Ao final do 2o ano, as crianças já devem ter aprendido:
  • que ler e escrever é muito importante para resolver coisas do dia-a-dia – por exemplo: aprender um jogo, fazer uma receita, estudar, informar-se, ler para se divertir;
  • a ler e entender alguns textos simples, como cartas, bilhetes, listas, receitas, cartazes, histórias conhecidas, poesias, manchetes ou notinhas de jornais, legendas de revistas, entre outros;
  • a escrever corretamente diferentes tipos de texto, como cartas, bilhetes, listas, recitas, recados, histórias curtas, poesias etc.;
  • a escrever corretamente as palavras que elas mais usam;
  • a falar comunicando-se adequadamente em diferentes situações, quando conversam, contam coisas que aconteceram ou aprenderam.

Ao final do 4o ano, as crianças já devem ter aprendido:
  • a ler e entender, sem precisarem de ajuda, textos simples, como matérias de jornais e revistas de seu interesse, livros de histórias clássicas e modernas, livros em capítulos, livros de estudo, entre outros;
  • a escrever diferentes tipos de texto, como cartas, contos, poesias, respostas de questionários, resumos etc.;
  • a escrever corretamente muita palavras e a utilizar o dicionário para tirarem dúvidas;
  • a fazer rascunhos, revisar e cuidar da apresentação dos textos;
  • a buscar informações em jornais, revistas, enciclopédias etc.;
  • a falar comunicando-se adequadamente em diferentes situações, quando conversam, apresentam trabalhos para a classe, contam ideias, defendem pontos de vista, contam histórias e coisas que aconteceram.

Para que ler e escrever sejam interessantes para as crianças – Dicas:
  • Leia para elas desde pequeninas e, se possível, todos os dias;
  • Mostre-lhes que a leitura ajuda nas coisas que fazemos todos os dias;
  • Ajude as crianças a gostarem dos livros e da leitura;
  • Escute-as lendo em voz alta;
  • Nunca as obrigue a ler;
  • Estimule os interesses pessoais das crianças com livros, jornais ou revistas;
  • Divirtam-se escrevendo;
  • Escrevam juntos coisas simples e cotidianas;
  • No início, todo mundo erra. Elogie em vez de corrigir.

[Contato: macolins@gmail.com]

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